A viagem espacial da Hello Kitty


Hello Kitty, a famosa bonequinha japonesa já conseguiu até o feito de ter viajado ao espaço.
Em fevereiro deste ano (2013), seu foguetinho foi até a estratosfera e, na volta, aterrissou com segurança com a ajuda de um paraquedas.
Tudo aconteceu por causa de um projeto de feira de ciênciasLauren Rojas (13 anos), teve a ideia após ter visto na TV um balão meteorológico ser enviado para o espaço. Ela decidiu que podia fazer o mesmo para a feira de ciências de seu colégio.  O plano de Lauren era lançar um balão meteorológico com um foguete para testar os efeitos da altitude sobre a pressão do ar e da temperatura. Mas então surgiu a ideia de enviar uma boneca de pelúcia da Hello Kitty junto. 

Lauren Rojas é da cidade de Antioch, na Califórnia,  nos Estados Unidos.
Ela é uma estudante da sétima série da Cornerstone Christian School. 
Lauren conta que adora a Hello Kitty desde pequenininha, e achou que seria divertido lançá-la dentro do foguete. "Eu gostava da Hello Kitty desde os seis anos de idade e o meu amor por ela nunca desapareceu. Eu pensei que seria divertido colocar o brinquedo dentro do foguete", disse Lauren ao jornal NY Daily.

Sendo um projeto pessoal, Lauren contou com a ajuda de seu pai, Rod Rojas. Eles levaram cerca de um mês planejando e preparando o projeto. O equipamento necessário conseguiram de uma empresa especializada do estado do Colorado, High Altitude Science, que forneceu o balão e o computador de bordo.

Após lançado, o foguetinho aguentou fortes ventos, passou pela região mais fria da atmosfera terrestre e alcançou, finalmente, a sua altitude máxima: cerca de 28,5 quilômetros (93.600 pés). Chegando ao ponto mais alto, o balão meteorológico expandiu-se e estourou, trazendo a boneca Hello Kitty de volta para o planeta. A boneca pousou a 47,5 milhas (119 quilômetros, aproximadamente) de distância do local de lançamento e ficou presa em uma árvore, mas Lauren conseguiu localizá-la.  
E claro, o projeto da Lauren foi o grande vencedor da
da feira de ciências  de sua escola :)

Para gravar o voo da Hello Kitty e registrar a viagem, o foguete da boneca foi equipado com duas câmeras. Para a apresentação na feira escolar, ela fez um vídeo usando as imagens destas câmeras. O vídeo foi lançado no Youtube e está fazendo muito sucesso. Lauren diz estar  "surpreendida" e "maravilhada" com as reações que o seu trabalho tem desencadeado em pessoas de todo o mundo.

"No fim de contas, tudo acabou sendo muito mais do que um projeto de ciências. É algo que vamos nos lembrar por muito tempo" - disse o pai.

Você pode ver todo o processo preparatório, o lançamento e sua aterrissagem no vídeo abaixo (postado por Lauren no youtube):


Fontes:
noticias.terra.com.br
info.abril.com.br/
boasnoticias.clix.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://bonecospop.blogspot.com