Incríveis Astronautas

Antes que o mês de comemoração dos 40 anos de viagem a Lua chegue ao fim (e só faltam algumas horinhas), acho que devo postar isso aqui ^^
A notícia já é antiga, mas tem tudo a ver com Neil Armstrong e com o nosso blog!

Em dezembro do ano passado (2008), foram enviados para o espaço os primeiros astronautas... de pelúcia!
Ao todo foram quatro Teddy Bears (ursinhos de pelúcia), e dois deles receberam os nomes de "MAT" e "KMS" (como se vê na foto acima), as primeiras iniciais de algumas crianças que ajudaram a fazer seus "trajes espaciais". Afinal, foram crianças de duas escolas locais da cidade britânica de Cambridge, com idades entre 11 e 13 anos, que desenharam e fizeram as roupas de astronautas dos ursos. Os nossos astronautas tiveram de enfrentar temperaturas congelantes de -53C, e por isso foram vestidos pelas crianças com roupas "especiais" para mantê-los aquecidos. Entre as fotos pode-se notar o fundo de uma garrafa Pet como capacete, bem como o papel alumínio como roupa ;)


O lançamento foi um projeto realizado pela Churchill College (uma Universidade de Cambridge), numa iniciativa de tornar as crianças mais interessadas em ciências.

E em um gigantesco balão meteorológico cheio de hélio, os ursinhos chegaram a uma altitude de 30 km de altura, superando 99% da atmosfera terrestre.

A missão, liderada pelo estudante de aerodinâmica Henry Hallam, (de 21 anos) tinha um propósito além de enviar bonecos para o céu: o de monitorar condições do tempo na estratosfera e determinar que materiais providenciariam uma melhor isolação térmica contra as temperaturas baixíssimas durante o voo.
Além de monitorarem a temperatura de dentro e fora dos trajes, Hallam e sua equipe também monitoraram a posição dos ursinhos por GPS.

Os universitários que participaram do projeto fazem parte do Spaceflight, um grupo voltado também a descobrir meios de baratear os aparelhos lançados em órbita.

Para as crianças, foi uma experiência que lhes trouxe muito conhecimento sem sequer se darem conta de que estavam aprendendo: “Conceitos científicos como isolamento térmico, convecção, condução de calor e radiação, ou ainda pressão atmosférica e flutuação se tornaram interessante para essas crianças”. (afirmou o professor Steve Hinshelwood).

Lançamento
...3, 2, 1..



Crianças preparando o lançamento
A missão durou cerca de duas horas e, com seus paraquedas, os quatro bonecos aterrissaram em segurança ao norte da cidade de Ipswich, a cerca de 100 km do local onde foram lançados:


A equipe:
Com certeza, uma ótima experiência para todos os envolvidos.


5 comentários:

  1. Que barato! Eu já sabia dessa história, mas não com tantos detalhes. São os bichinhos de pelúcia ajudando a humanidade e ultrapassando fronteiras, hehehehe

    Abraços o/

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Moiza..
    e um passo a mais pra humanidade hehehe
    sem falar que agora lembrei dos Muppets Babies ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá... vim agradecer pela visita e comentário lá no meu blog de tirinhas MUTUM :)

    Ah, sim... gostaria de conhecer seus quadrinhos. Você os publica? Onde?

    Abraços o/

    ResponderExcluir
  4. Oi Regina, vi que vc me adicionou no Blogblogs e estou aqui para conhecer seu blog. É um assunto bem diferente e interessante! Passarei outras vezes por aqui, para ver com mais calma...se quiser me visitar, esteja à vontade.
    Bjocas.
    Waleria.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Waleria!! E volte sempre que quiser, claro!! Também gostei muito do seu blog!! Estou lá agora ;) bj!

    ResponderExcluir

http://bonecospop.blogspot.com