A notícia já é antiga, mas tem tudo a ver com Neil Armstrong e com o nosso blog!
Em dezembro do ano passado (2008), foram enviados para o espaço os primeiros astronautas... de pelúcia!

E em um gigantesco balão meteorológico cheio de hélio, os ursinhos chegaram a uma altitude de 30 km de altura, superando 99% da atmosfera terrestre.
A missão, liderada pelo estudante de aerodinâmica Henry Hallam, (de 21 anos) tinha um propósito além de enviar bonecos para o céu: o de monitorar condições do tempo na estratosfera e determinar que materiais providenciariam uma melhor isolação térmica contra as temperaturas baixíssimas durante o voo.
Além de monitorarem a temperatura de dentro e fora dos trajes, Hallam e sua equipe também monitoraram a posição dos ursinhos por GPS.
Os universitários que participaram do projeto fazem parte do Spaceflight, um grupo voltado também a descobrir meios de baratear os aparelhos lançados em órbita.
Para as crianças, foi uma experiência que lhes trouxe muito conhecimento sem sequer se darem conta de que estavam aprendendo: “Conceitos científicos como isolamento térmico, convecção, condução de calor e radiação, ou ainda pressão atmosférica e flutuação se tornaram interessante para essas crianças”. (afirmou o professor Steve Hinshelwood).
Lançamento
...3, 2, 1..



Crianças preparando o lançamento


